blog-post-image

CSCJ É DESTAQUE EM AVALIAÇÃO A NÍVEL NACIONAL

05/05/2022

A comunidade escolar do Colégio Sagrado Coração de Jesus está comemorando uma importante conquista obtida pelos alunos das turmas do Ensino Fundamental. No mês de março, todos os alunos das 20 turmas do 2º ao 9ºanos realizaram o processo avaliativo denominado HABILMENTE.

O Habilmente é uma prova online que contempla o objetivo de realizar um diagnóstico das turmas e de cada aluno individualmente. De acordo com a coordenadora pedagógica Márcia dos Santos, a Rede Verzeri da qual o CSCJ faz parte, utiliza o Habilmente desde o ano passado como parte do desenvolvimento de uma cultura avaliativa, em que o diagnóstico do nível de aprendizagem e proficiência de cada aluno é essencial para que o professor em sala de aula embase o seu trabalho pedagógico.

Cada aluno acessou as questões online que envolviam duas partes: habilidades fundamentais e de estilos de aprendizagem. No teste de habilidades fundamentais o diagnóstico foi focado nas habilidades que condicionam os 3 pilares de aprendizagem: leitura, raciocínio lógico matemático e raciocínio lógico verbal escrito.

Já na segunda parte da avaliação os alunos foram desafiados a refletir com situações rotineiras em que verificaram-se os estilos de aprendizagem que são os fatores que intervêm na aprendizagem e que acabam gerando um perfil diferenciado em cada pessoa no que diz respeito à forma na qual se processa a informação.

Todas as respostas dos alunos são analisadas em São Paulo, e o Uno Internacional que elabora este material envia para as escolas todos os resultados obtidos. Para a imensa satisfação dos profissionais e equipe diretiva do CSCJ os resultados obtidos foram excelentes e ficaram acima da média do país.  Isto comprova através de uma avaliação externa a excelência do trabalho educativo que o CSCJ tem realizado ao longo dos anos. Agora o momento é de análise também por parte dos educadores, de cada resultado obtido podendo aperfeiçoar a sua prática indo ao encontro das necessidades de cada aluno, além de contemplar situações metodológicas que desenvolvam os diversos estilos de aprendizagem.