Nos dias 7 e 8 de março, teve início a Formação Continuada dos Educadores da Rede Verzeri, com foco na inclusão escolar e nos desafios enfrentados em sala de aula. O evento teve como objetivo proporcionar aos professores um momento de aprendizado e capacitação sobre os desafios que impactam o cotidiano escolar, como Transtorno do Espectro Autista (TEA), Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtornos Específicos da Aprendizagem.
Durante os encontros, foram esclarecidas as características desses transtornos, o processo de diagnóstico e as possibilidades de intervenção para atender às exigências do percurso de aprendizagem. A primeira etapa da formação contou com a palestra da neuropediatra Raquel Binkowski, que abordou questões essenciais sobre o espectro autista, dislexia, discalculia e TDAH. O evento foi realizado presencialmente no auditório do Colégio Sagrado Coração de Jesus (CSCJ), em Ijuí, e transmitido ao vivo para as demais escolas da Rede Verzeri, proporcionando um espaço de troca de experiências e construção coletiva de conhecimento.
A assessora pedagógica Márcia dos Santos destacou a relevância dessa iniciativa para a qualificação dos educadores: "A formação continuada dos educadores da Rede Verzeri é um importante momento que ocorre anualmente durante todo o primeiro semestre, e neste ano os encontros voltam-se para a temática da inclusão, pois este é um desafio diário e para o qual faz-se necessário estudo, atualização e reflexão das práticas educacionais."
Além de ampliar a compreensão sobre os desafios enfrentados pelos professores, a formação tem como propósito capacitar os educadores para construir uma aprendizagem significativa, promovendo um ambiente escolar mais inclusivo e acolhedor.
Dando continuidade à iniciativa, em abril a formação seguirá com um novo encontro, desta vez com a psicopedagoga Franciane Rios, que aprofundará as discussões sobre estratégias pedagógicas e práticas inclusivas.