blog-post-image

EMOÇÕES EM AÇÃO 2025

18/05/2025

Reconhecer e expressar sentimentos desde a infância é um passo essencial para o desenvolvimento integral das crianças. Pensando nisso, a Educação Infantil e os Anos Iniciais (1º, 2º e 3º ano) vivenciaram o Projeto “Emoções em Ação – Conexões que Transformam”, uma proposta que uniu literatura, ludicidade e expressão artística com base na obra O Novelo de Emoções, de Elizabete Nascimento, trazida pelo Elo, personagem referência, que está dando continuidade a este projeto.
Durante a contação da história, as crianças foram convidadas a identificar as emoções por meio das cores apresentadas, refletindo sobre situações cotidianas em que também se sentiram alegres, tristes, com medo, raiva ou aversão. A escuta atenta, os olhares curiosos e os comentários espontâneos tornaram o momento rico em partilhas e descobertas.
Como forma de expressão, os pequenos da Educação Infantil escolheram uma cor que representava como estavam se sentindo e, utilizando a técnica do sopro com tinta e o carimbo com esponja transformaram seus sentimentos em arte. Já os Anos Iniciais foram desafiados através da pintura dar um nome e uma cor às emoções. A proposta, além de criativa, incentivou o autoconhecimento, a empatia, respeito às emoções dos colegas e principalmente o reconhecimento dos seus próprios sentimentos. 
As Orientadoras Educacionais Haide Elmers, Luciana Valença e a Psicóloga Educacional Milena Zamberlam que conduziram o projeto, reforçam a importância do trabalho com as competências socioemocionais desde os primeiros anos escolares, reconhecendo que compreender e acolher o que sentimos é fundamental para crescer com segurança, respeito e afeto.