blog-post-image

ENSINANDO PELO EXEMPLO: CSCJ INVESTE EM ENERGIA SOLAR

29/07/2022

O Colégio Sagrado Coração de Jesus pertencente à Rede Verzeri concluiu neste mês mais uma obra inovadora: a implantação da energia solar no prédio da Escola. Pela aquisição de painéis, o colégio passa a ter o sistema de energia solar fotovoltaica, que transforma a luz do sol diretamente em energia elétrica - abastecendo desde aparelhos de ar condicionado até lâmpadas do ginásio de esportes. A energia fotovoltaica é produzida a partir de uma fonte limpa. O método alia sustentabilidade ao fator econômico: a escola vai gerar sua própria energia e economizar até 95% da conta de luz.

A Quasat Solar – Engenharia de Sustentabilidade, foi a empresa responsável pela execução do projeto e implantação do sistema fotovoltaico que funciona, basicamente, a partir de dois equipamentos principais: o painel solar, que faz a transformação da luz em energia elétrica por meio do efeito fotovoltaico; e o inversor solar, se adapta à corrente elétrica da eletricidade gerada pelo painel, para que assim ela possa ser distribuída e utilizada. Se nem toda energia for consumida, o excedente é lançado na rede gerando créditos energéticos. O sistema não precisa de um dia de céu limpo ou com muito sol para operar, em dias nublados ele ainda produz energia, porém numa intensidade menor. Ao todo foram instaladas 144 placas de captação.

Assim, os alunos usufruem ao mesmo tempo em que aprendem na prática um pouquinho mais sobre sustentabilidade. A energia solar não polui, é renovável, limpa e silenciosa. Tanto no Brasil quanto no mundo, vem sendo uma das principais soluções procuradas para diminuir o impacto do homem no planeta.

Para a diretora Lorena Beal, esta é mais uma obra de grande importância para a comunidade escolar e que contribui para a consolidação do CSCJ regionalmente pela qualidade de ensino, vivência de valores, integração família-escola, excelente Infraestrutura, ambiente seguro e acolhedor, profissionais com competência técnica e formação qualificada. Evidencia valores éticos, morais e religiosos na convivência, através do exemplo, do incentivo da argumentação e do diálogo. Ela destaca ainda que em iniciativas como esta, a instituição demonstra para os alunos, famílias e comunidade a importância de outras alternativas de energia, proporciona economia de custos para sua própria rede e ainda promove um impacto positivo no planeta.